No dia 13 de setembro de 1987, o Brasil parou para assistir a uma corrida histórica de Fórmula 1 em Monza, na Itália. Nelson Piquet, piloto da equipe Williams, estava na briga pelo título da temporada contra seu companheiro de equipe, o inglês Nigel Mansell. Naquele dia, Piquet largou na frente, mas em uma manobra equivocada, acabou sofrendo um violento acidente que mudaria o rumo da disputa.

O acidente ocorreu na volta 47, quando Piquet tentou ultrapassar o italiano Stefano Modena, da equipe Brabham. Piquet fez uma manobra ousada e chegou a se colocar ao lado do carro de Modena. Porém, o italiano não viu o brasileiro e acabou tocando com a roda traseira no pneu do carro de Piquet, causando o acidente.

O impacto foi tão forte que Piquet chegou a dar três voltas completas no ar antes de cair em cima de uma barreira de pneus. Por incrível que pareça, o brasileiro saiu ileso do acidente, mas seu carro ficou completamente destruído. Com isso, Piquet perdeu a liderança da corrida para Mansell, que acabou vencendo a prova e se colocando em uma posição muito favorável na disputa pelo título.

Apesar do acidente ter sido causado por um erro de Modena, muitos fãs do automobilismo acusaram Piquet de ter sido imprudente ao tentar uma ultrapassagem tão arriscada em um momento tão importante da temporada. Alguns chegaram a afirmar que o brasileiro foi irresponsável e colocou sua vida em risco desnecessariamente.

Além disso, o acidente teve um impacto enorme na carreira de Piquet. Apesar de ter voltado a correr nas últimas corridas da temporada, ele não conseguiu recuperar a liderança do campeonato e acabou ficando em segundo lugar, atrás de Mansell. Para piorar, as críticas em torno do seu comportamento durante a corrida foram intensas e acabaram manchando a sua reputação como piloto.

No entanto, agora, com o distanciamento do tempo, é possível analisar de forma mais equilibrada as circunstâncias do acidente de Piquet em 1987. Na verdade, o brasileiro simplesmente agiu de forma instintiva e tentou uma ultrapassagem arriscada, algo natural para um piloto de corrida. Infelizmente, este é o risco que todo piloto corre quando entra em um carro de corrida.

Em conclusão, o acidente de Nelson Piquet em 1987 foi sem dúvida um momento triste na carreira deste grande piloto, que acabou perdendo a chance de ganhar mais um título de Fórmula 1. Entretanto, não podemos esquecer que a vida de um piloto de corrida é marcada por momentos de extrema competição e riscos constantes. Faz parte do jogo.